Home > Secretariado de Acção Pastoral > Liturgia > Sacramentos > Matrimónio

Matrimónio

Preparação e Celebração

A - Preparação

Os cristãos que desejem celebrar o seu casamento pela Igreja devem iniciar a sua preparação e processo uns três meses antes da data prevista para a celebração, dirigindo-se por isso à secretaria da Paróquia na qual será feito o acolhimento e informação para o início do Processo de Casamento Católico.

Sem carácter obrigatório, e contudo vivamente recomendado aos jovens casais, realizam-se na Paróquia, como uma preparação próxima para a sua união, encontros de preparação para o matrimónio, denominados Centro de Preparação Para o Matrimónio "C.P.M.".

Movimento formado por casais e iniciado há algumas dezenas de anos, tem como finalidade proporcionar ajuda na formação de famílias mais sãs e estáveis, através da reflexão e partilha com os noivos das suas próprias experiências enquanto casal.

Actualmente a Paróquia tem duas Equipas de C.P.M. em funções.

O C.P.M. realiza-se em encontros de duas (CPM2) e quatro (CPM4) sessões previstos no calendário de actividades.

B - Celebração

A celebração do Matrimónio será marcada com a devida antecedência e preferencialmente aos sábados, entre as 11:00 e as 13:00 horas.

Baptismo

Eucaristia