Home > Secretariado de Acção Pastoral > Liturgia > Sacramentos > Crisma

O Sacramento do Crisma (Confirmação) integra o itinerário da iniciação Cristã.

Quem o recebe fica enriquecido com o Dom do Espírito Santo e une-se mais perfeitamente à Igreja. O cristão que recebeu o Crisma torna-se testemunha de Cristo pela palavra e pelas obras e obriga-se a difundir a Fé (Cf. Código de Direito Canónico, cân. 879).

"Os fieis têm a obrigação de receber este sacramento no tempo devido" (cân. 890) depois de uma conveniente preparação, particularmente os jovens que, segundo a Conferência Episcopal Portuguesa, poderão recebê-lo na nossa paróquia.

Na nossa paróquia vai sendo usual a celebração frequente deste Sacramento.

Em 2000 haverá celebração, que está prevista para a Vigília do Pentecostes ( 10 de Junho - 18.30 horas ). Serão crismados aqueles que terminam o X Catecismo, bem como os jovens e adultos que se prepararão, ao longo deste ano pastoral, em pequenos grupos que serão constituídos para o efeito.

Convém lembrar que a recepção do Sacramento do Crisma é um dos requisitos exigidos pela Igreja para que alguém assuma a missão de padrinho de Baptismo.

Baptismo

Eucaristia