Paróquia de Santo António dos Cavaleiros
Paróquia de Santo António dos Cavaleiros
Areas do Site
Home > Secretariado de Acção Pastoral > Catequese > Infância e Adolescência

Infância e Adolescência

O programa de Catequese da Infância e da Adolescência, aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa, em Abril de 1988, compreende cinco fases bienais que culminam e terminam com celebrações festivas profundamente vinculadas ao caminho da fé percorrido em cada fase. A relação entre as diversas fases faz-se em espiral: o Mistério Cristão é desenvolvido gradualmente de acordo com as características e capacidades próprias dos catequizandos.

Cinco Fazes em Dez Anos

    1. Fase I - Iniciação ao Itinerário Catequético

    2. É uma fase de acolhimento da parte de toda a Comunidade Cristã que visa a integração progressiva da criança no processo catequético e na vida de fé da Igreja.

    3. Fase II - A vida do Discípulos de Jesus

    4. Esta fase é dedicada à descoberta da identidade do cristão. Ser cristão é seguir Jesus, reconhecer a celebrar a sua presença salvadora e comprometer-se na construção do Reino, em Igreja.

    5. Fase III - Aprofundamento da Fé

    6. A terceira fase proporciona à criança a construção da sua primeira síntese de fé cristã, á luz DA História da Salvação. A criança prepara-se para assumir e proclamar a fé do seu Baptismo, na alegria de pertencer à Igreja de Jesus Cristo.

    7. Fase IV - Busca do Sentido Cristã da Vida

    8. É uma fase de descoberta: os pré-adolescentes descobrem Jesus Cristo (Deus e Homem Perfeito) como Amigo, o Modelo e o Sentido para as suas profundas interrogações de identidade.

    9. Fase V - Personalização da Fé e Compromisso Cristão

    10. A Quinta fase deste Programa proporciona aos adolescentes a personalização da fé e uma atitude de compromisso cristão na Igreja e no Mundo.


Do 1º ao 10º Catecismo

 
  Recuar
Copyright 2007 Paróquia de Santo António dos Cavaleiros | Politica de Privacidade.