Home > Secretariado de Acção Pastoral > Catequese > Catequistas

Catequistas

Dentre os mais responsáveis numa paróquia, destacamos os Catequistas.

Vocacionados por Jesus Cristo, eles são porta-voz da Igreja, membros responsáveis da comunidade cristã, educadores da Fé. João Paulo II, na Exortação Apostólica Catechesi Tradendae, exprimia o seu alto apreço pelos catequistas, quando dizia: "A vossa actividade muitas vezes humilde e escondida, mas realizada com zelo inflamado e generoso, é uma forma eminente de apostolado leigo, particularmente importante naquelas partes onde, por diversas razões, as crianças e os jovens não recebem no lar formação religiosa conveniente (nº.66).

Ser Catequista é não só uma oportunidade para ajudar os outros a amadurecer na Fé, como também uma forma de aprofundar a própria Fé e vivê-la para poder comunicá-la.

Por isso, a paróquia procurará cuidar da formação dos seus catequistas através de cursos, de reuniões periódicas, da participação na Jornada Vicarial da Catequese. Também a participação em Retiros ou outras actividades de carácter espiritual merecerão a atenção da paróquia.

Catequistas

Infância e Adolescência