Home > Secretariado de Acção Pastoral > Catequese > Catecumenos

Catecumenos

1) Crianças em Idade de Catequese

As crianças que, "saídas da infância, alcançaram o uso da razão" (C. D. c, cân. 852,1) e, por conseguinte, as crianças em idade de catequese (pêlos 6/7 anos), requerem uma preparação específica, segundo o método catecumenal. Esta preparação, ou caminhada, não consiste apenas na instrução catequética, mas, além disso, numa verdadeira iniciação à vida cristã, à oração, e às exigências da comunidade, e é marcada por certos ritos, que assinalam os vários graus da aludida caminhada. Quer isto dizer que essas crianças entrarão num processo de catequese idêntico ao das crianças que se preparam para a primeira comunhão (Cf. Vida Católica, 1986, (n° especial) pp.285 - 287).

2) Adolescentes, Jovens e Adultos

"A iniciação dos catecúmenos faz-se à maneira de uma caminhada progressiva, dentro da comunidade dos fiéis [...]. Nesta caminhada, além de um de tempo procura e amadurecimento, há vários degraus ou passos [...], que conduzem a tempo de procura e amadurecimento. "O Catecumenato é um tempo prolongado, durante o qual os candidatos recebem uma formação cristã e se submetem a uma adequada disciplina [.. .]"(cf. Iniciação Cristã dos Adultos, n.° 4, 6, 7 e 19). Neste sentido a Paróquia tem caquistas que formam e acompanham os catecúmenos jovens e adultos, de modo a que depois de um tempo adequado de preparação e caminhada recebem os Sacramentos de Iniciação na Vigília Pascal.

Criancas

Adolescentes