Home > Secretariado de Acção Pastoral

Pastoral da Comunicação

Movimentos e Grupos

Serviços

"A missão própria confiada por Cristo à sua Igreja não é de ordem política, económica ou social: o fim que lhe propôs é, com efeito, de ordem religiosa. Mas desta mesma missão religiosa deriva um encargo, uma luz e uma energia que podem servir para o estabelecimento e consolidação da comunidade humana segundo a lei divina. E também, quando for necessário, tendo em conta as circunstâncias de tempos e lugares, pode ela própria e até deve, suscitar obras destinadas ao serviço de todos, sobretudo dos pobres, tais como obras caritativas e outras semelhantes. A Igreja reconhece, além disso tudo quanto há de bom no dinamismo social hodierno. [... ] Ela própria manifesta assim ao mundo que a verdadeira união social flúi da união dos espíritos e dos corações, daquela fé e caridade em que indissoluvelmente se funda, no Espírito Santo, a sua própria unidade. "(GS42)

O serviço à sociedade tem muitos e variados rostos. Mas não consegue concretizar-se se não se fixar num mínimo estrutural de características sãs que defina, desse modo, os objectivos que a mensagem evangélica inspira, na sua totalidade e na sua radicalidade. É esta a razão de ser do Secretariado de Acção Pastoral que envolve todas as actividades paroquiais com o empenho consciente dos cristãos comprometidos na Igreja e no mundo.

Objectivos do Secretariado de Acção Pastoral

Fundamental:

• Coordenar toda a acção pastoral da paróquia.
Gerais:
  1. Coordenar e ajudar a concretizar os programas pastorais aprovados para cada ano;
  2. Articular as diferentes acções pastorais;
  3. Solucionar as dificuldades sectoriais;

O Secretariado de Acção Pastoral pretende assim aumentar e fomentar a comunhão/unidade entre as diversas áreas da pastoral da paróquia.

Coordenar e avaliar continuamente a pastoral paroquial no seu todo e o cumprimento dos objectivos de cada ano pastoral.

Centralizar, coordenar e executar a calendarização das actividades das diversas áreas da pastoral para cada ano pastoral.

Praticar e fomentar se necessário, a inter-ajuda na solução de dificuldades sectoriais.

Coordenar e executar logisticamente nas actividades comuns a diversas áreas da pastoral, as várias tarefas necessárias, se tal for necessário.

Cada membro de uma área pastoral será o elo de ligação vital e imprescindível entre o secretariado de Acção Pastoral e o Secretariado, movimento, grupo ou/e equipade que faz parte.

O Secretariado de acção Pastoral é composto por 17 membros.